- Cursos
CONHEÇA NOSSOS CURSOS
Seja Nosso Aluno
GRADUAÇÃO EAD
- Institucional
CENTRO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE MACHADO/MG
- Acadêmico
EXTENSÃO
NÚCLEOS ACADÊMICOS
BIBLIOTECAS INTEGRADAS
- Atendimento
- Acesso
BIBLIOTECAS INTEGRADAS
NAQUE
Apresentação
Projetos Desenvolvidos
Premiações
Apresentação
O Núcleo de Avaliação, Qualidade e Estratégia (NAQUE) é um órgão de Coordenação, Supervisão e Execução de atividades que envolvem ações institucionais relativas à qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Trabalha de forma alinhada, cooperativa e em parceria com todos os setores da instituição para atingir seus objetivos.
Principais objetivos:
- Criar, implementar, coordenar e gerar insumos e indicadores relativos à qualidade dos processos de ensino e aprendizagem que permitam à instituição trabalhar em busca da excelência no ensino superior em consonância com as diretrizes acadêmicas do MEC e demais legislações educacionais em vigor.
- Produzir relatórios gerenciais sobre os resultados de todos os processos, subsidiando a tomada de decisão e o planejamento de ações de melhoria da Direção, Núcleo e demais setores do Cesep.
- Propor programas, projetos, cursos, ações e atividades baseadas nos indicadores obtidos em todas as avaliações internas que permitam melhorar os processos acadêmicos, bem como capacitar e qualificar os membros da comunidade acadêmica da IES.
O NAQUE desenvolve projetos que podem ser agrupados nas seguintes células:
- Célula Meta-Avaliação
- Célula RCC Diagnóstica
- Célula Academia de Docentes
- Célula ENADE
- Célula Controle de Permanência e Evasão
- Template com mapa conceitual das atividades do NAQUE/MACHADO
- Resolução de Criação do NAQUE
*Visualize aqui a Apostila de Padronização de Itens Padrão ENADE
Projetos Desenvolvidos
Célula Meta Avaliação
Projeto responsável pela elaboração, implementação e controle do plano semestral de análise das Verificações de Aprendizagem (VA’s) dos Docentes com o objetivo de criar um padrão mínimo de qualidade metodológica e em conformidade com o padrão ENADE.
As VA’s são analisadas segundo os seguintes indicadores:
- Número mínimo de questões conforme orientação do ciclo;
- Existência e adequação do Texto Base na VA;
- Adequação da expressão de comando na VA;
- Existência de 5 alternativas de resposta;
- Formatação geral da VA;
- Cumprimento dos ajustes solicitados;
- As análises realizadas geram relatórios que subsidiam a identificação de inconsistências e proposição de ações corretivas, bem como servem como um dos parâmetros para Avaliação do ‘Professor Nota 10’.
Célula Revisão de Conteúdos Curriculares – RCC
A RCC é uma avaliação contínua, aplicada em todos os semestres, por cursos e por períodos, com o objetivo de aferir o desempenho do estudante quanto à sua absorção de conhecimentos de formação geral e específicos. A metodologia segue as diretrizes do ENADE, e, para a instituição, permitirá também a elaboração de diagnósticos, bem como planejamento de ações corretivas e pontuais.
A Equipe NAQUE é responsável pela elaboração, pela aplicação e pelo diagnóstico da RCC, mediante o recebimento dos Cadernos de questões pelos Coordenadores.
Participam dessa avaliação todos os alunos (regulares e irregulares) matriculados de todos os cursos e períodos. A RCC valerá 10 pontos que serão contemplados nos 25 pontos de outras atividades destinadas ao professor.
Célula Acadêmica dos Docentes
O Projeto da Academia de Docentes visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação das Faculdades Promove e Kennedy por meio do treinamento e do desenvolvimento dos professores em técnicas pedagógicas, atualização e aprofundamento dos conhecimentos nas áreas afins e pela promoção de debates e discussões sobre as questões fundamentais da educação.
São ofertados cursos e palestras sobre temas atraentes e relevantes, conduzidos de forma competente e eficaz, de forma a atrair e motivar a comunidade docente para se reciclar, aprimorar e desenvolver.
É disponibilizado no Hotsite da Academia todo o conteúdo da Academia, os certificados de participação e indicadores.
Célula ENADE
Alinhado ao NAQUE Nacional, o NAQUE realiza monitoramento, diagnóstico e preparação dos alunos para desempenho superior nos ciclos ENADE. Tal preparação utiliza um plano de ação elaborado com base nos resultados dos exames externos das turmas anteriores e dos resultados do RCC das turmas.
Ações permanentes para institucionalização do processo
- Oficina de capacitação com os docentes para sensibilização quanto à importância do processo ENADE e explicação quanto a elaboração de questões seguindo o padrão ENADE.
- Formação de um banco de itens/questões a serem utilizados nos simulados da instituição.
- Palestras e encontros para sensibilização junto aos alunos sobre a importância do ENADE e como deve ser a contribuição do aluno no processo.
- Repasse das diretrizes e metodologias do INEP/MEC/ENADE.
- Sensibilização permanente com alunos e professores por meio de palestras, cursos, reuniões e campanhas de conscientização sobre os processos ENADE.
Ações pontuais para demandas dos cursos que farão ENADE
- Levantamento das diretrizes do MEC/portaria específica para o curso a ser avaliado.
- Oficina de sensibilização quanto ao processo ENADE para os professores dos cursos avaliados.
- Planejamento de atividades avaliativas como aulões, minicursos, oficinas e palestras para desenvolvimento dos conteúdos gerais e específicos dos cursos avaliados.
- Planejamento de atividades complementares valendo horas para desenvolvimento dos conteúdos gerais e específicos dos cursos avaliados.
- Formação de um grupo de facilitadores dos cursos avaliados a fim de fazerem a conexão das ações com os estudantes.
- Acompanhamento das inscrições dos estudantes na plataforma ENADE.
Clique AQUI e acesse o portal. (https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index)
Clique AQUI e acesse os gabaritos. (https://www.gov.br/inep/pt-br)
Projeto de Permanência e Controle de Evasão de Alunos
O Projeto de Permanência e Controle de Evasão de Alunos monitora a frequência e as notas dos alunos para que possa identificar aqueles com um número elevado de faltas e/ou notas insuficientes, e traçar ações para prevenir um possível movimento de evasão.
Constituem foco deste projeto os alunos do 1º, 2º e 3º períodos de todos os cursos das Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado, Cesep. O projeto é realizado em duas etapas: controle de frequência e controle de notas.
Premiações
- Prêmio “Professor Nota 10”
- Durante o ano os docentes da faculdade são avaliados segundo os seguintes indicadores:
- Adequação das Verificações de Aprendizagem ao padrão institucional;
- Participação na Academia de Docentes;
- Aproveitamento de seus alunos na RCC;
- Participação na Revisão de Diretrizes Acadêmicas – RDAC;
Questionário de Avaliação do Docente pelo coordenador.
- Prêmio “Professor que Transforma”
- Este prêmio é anual e desenvolvido a partir das perspectivas dos alunos. Os alunos são convidados a produzir conteúdos em suas mais diferentes formatações em que contam de que forma um determinado professor da Faculdade contribuiu para seu processo de desenvolvimento acadêmico. O melhor trabalho é reconhecido junto à comunidade acadêmica, com aluno e professor recebendo certificado e uma premiação a ser discutida.
Seu objetivo principal é incentivar, valorizar e reconhecer a participação efetiva dos docentes no processo de integração, motivação e acompanhamento dos discentes durante o seu ciclo acadêmico. Visa ainda possibilitar aos alunos revelar suas experiências positivas obtidas a partir de seu ingresso na instituição.
Podem participar desse concurso todos os alunos regularmente matriculados, de quaisquer períodos de cursos e graduação Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado, Cesep.
- Aspectos avaliados nas redações:
- Adequação ao tema proposto;
- Criatividade;
- Originalidade;
- Coesão e coerência;
- Clareza e adequação às normas linguísticas.
- Impacto transformador da experiência relatada na vida do discente.